Portuguese

Adler Martins – Advocacia

Blog

Inserido em: 20/08/2019

Financiamento coletivo de capital empresarial – Equity Crowdfunding

Nas origens, as sociedades anônimas eram formadas mais ou menos como as vaquinhas online de hoje em dia. Um organizador publicava um panfleto, descrevendo um projeto, e chamava as pessoas para uma reunião.

Quem assinasse o livro da reunião e pagasse sua parcela de capital se transformava em acionista da nova empresa no ato. Já podia sair da reunião com sua ação na mão. Esse papelzinho era o título que formalizava a qualidade de sócio no empreendimento.

A lei burocratizou bastante a criação de sociedades anônimas desde então.   Mas, recentemente, surgiu uma nova forma de agregar investidores com facilidade: o financialmente coletivo (crowdfunding) de capital (equity).  Ou seja, a captação de investidores e financiadores pela internet.

Esses arranjos  não constituem uma sociedade anônima estritamente falando, pois a regulamentação é bem diferente. Mas têm o mesmo espírito de liberdade e agressividade das sociedades anônimas originais.  Servem para catapultar empreendimentos específicos, por meio da captação de recursos junto a um número grande de pessoas que tenham se interessado pela ideia ou projeto.

Encontrei um produto muito interessante nesse ramo e gostaria de compartilhar com vocês.

A empresa que organiza o produto, chamada Investor, pertence a colegas meus da faculdade que têm realizado um trabalho muito sério na área de M&A e de consultoria corporativa.   A seguir, o texto de apresentação feito pela própria empresa.

Investor lança novo departamento dedicado a investimento coletivo de negócios

Um modelo de investimento já bastante reconhecido e amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa, finalmente vem ganhando força no Brasil. É o equity crowdfunding,  modalidade na qual investidores fornecem seu capital e recebem, em contrapartida, participação societária (equity) ou de títulos conversíveis de dívida.

A Investor, aproveitando de sua expertise em avaliações e modelagem econômico-financeira de negócios, acaba de lançar um departamento de investimento coletivo via equity crowdfundig, chamado Vangardi.

Essa nova maneira de captar e investir é o que há de mais moderno em termos de investimento. Além disso, apresenta uma vantagem enorme em relação aos demais: é extremamente simples e democrático, não exigindo quantias altas para começar a investir, nem conhecimento avançado sobre este mercado.

Com o equity crowdfunding, é possível fazer investimentos online, através de plataformas autorizadas pela CVM.

Basicamente, o trabalho da Vangardi consiste em aproximar tomadores e credores. O objetivo é selecionar boas empresas que precisam de financiamento para seus projetos, analisar um bom retorno para os investidores e, assim, emitir títulos de investimento.

Dessa forma, ambos os lados serão favorecidos ao terem acesso a melhores taxas que bancos e o próprio mercado são capazes de oferecer.

Para entender melhor essa nova modalidade de investimento que é o Equity Crowdfunding, preparamos um Ebook detalhado com tudo que você precisa saber. Basta clicar aqui!

 

Contato: Sarah Viotti ou Pedro Albuquerque

Telefone: (31) 2127-2270

E-mail: sarah.viotti@investorcp.com / pedro.albuquerque@investorcp.com

 

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp
NEWSLETTER

Cadastre-se para receber

Desenvolvido por In Company
Fale conosco

 

Fale conosco