Portuguese

Adler Martins – Advocacia

Blog

Inserido em: 20/11/2019

Como pedir empréstimo no novo banco dos BRICS

Aqui está o que eu pude concluir sobre os meios de acesso ao NDB, o Banco dos Brics.

  • Estrutura administrativa

Em termos administrativos, o Banco é centralizado na China. Por exemplo, o contrato padrão de fornecimento de bens e serviços ao banco prevê aplicação da lei chinesa e arbitragem na China.

Isso quer dizer que a organização do banco está bem assentada na China, incluindo aí compra de computadores, contratação de funcionários e diretores, etc.

Somente agora, no ano 2019, é que o escritório brasileiro do banco entrou em operação. A CNI teve função importante na abertura do escritório doméstico do banco, cedendo espaços, infraestrutura de dados, equipamentos e pessoas para a imediata operacionalização do Banco.

Estou dizendo isso porque, ao que tudo indica, o centro decisório e jurídico continua sendo a China. Assim, os projetos devem ser elaborados tendo isso em mente.

  • Apetite para Financiamento

Em relação ao Brasil, sem dúvida o Banco dos BRICS só pensa em infraestrutura.

Prova disso é que tanto o memorando de entendimento com o BNDES quanto o memorando com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mencionam projetos de infraestrutura e desenvolvimento no Brasil e América Latina.

De fato, numa conversa que tive com eles, o analista me informou que

“o banco está em busca de projetos na área de infraestrutura física, tais como eletricidade, transporte e suprimento de água”. 

  • Aspectos Geopolíticos e estratégicos dos projetos

Não basta que o projeto a ser financiado envolva Infraestrutura. Ele deve, idealmente, estar alinhado aos objetivos geopolíticos do bloco BRICS.

O site do banco destaca um projeto Portuário no Brasil. Trata-se do Porto São Luís, no Maranhão.

O projeto está captando financiamento de 300 milhões de dólares.

Na descrição, é possível ler que “O projeto está estrategicamente localizado para aumentar a capacidade da região Norte de escoar a produção da fronteira agrícola brasileira (…) e facilitará a exportação de grãos originados do Centro-Oeste e a importação de fertilizantes (…).

É óbvio que a exportação de soja atende o interesse da China e a importação de fertilizantes atende interesses econômicos da Rússia. Há um alinhamento ideal entre expectativas geopolíticas e econômicas.

Não é para menos que o banco topou financiar o projeto.

  • Parceria com o BNDES

O memorando de parceria do banco dos BRICS com o BNDES menciona várias formas de cooperação em projetos de financiamento, v.g. contragarantias e cofinanciamento (loan syndication), etc.

Isso abre algumas possibilidades interessantes para trading finance, por exemplo:

-Um projeto de produção e exportação de grãos pode receber um financiamento do banco dos BRICS, sob a forma de uma carta de crédito emitida a pedido de um comprador chinês (ou seja, como se o comprador chinês estivesse garantindo que fará a compra no futuro).  Esta carta de crédito emitida em favor da empresa brasileira produtora de grãos pode ser usada como garantia de um outro empréstimo, local, a ser obtido junto ao BNDES.

-As empresas chinesas não podem comprar terras no Brasil. Por isso, não aceitam hipotecas de imóveis como garantia. Mas o BNDES pode aceitar hipotecas. Assim, o BNDES pode tomar os bens em garantia e emitir uma contragarantia (uma garantia bancária, por exemplo) para o banco dos BRICS. Desta forma, o banco dos BRICS pode conceder empréstimos como se tivesse uma hipoteca indireta sobre fazendas ou outros imóveis.

  • Conclusões

Então, o que podemos concluir?

O Banco dos BRICS deve ser procurado se você tiver em mãos um projeto;

a) de infraestrutura ou energia;
b) que atenda interesses chineses, russos ou indianos, por meio da venda de produtos que eles desejam ou da importação de produtos que eles fabricam;
c) que permita operações de financiamento em parceria com o BNDES. 

Para finalizar:

1) o presidente atual do banco é um indiano e participou recentemente do  IV Fórum de CEOs Índia Brasil,  organizado pela Câmara de Comércio Índia Brasil.  Ele é banqueiro de carreira  e parece ser uma pessoa razoavelmente acessível;

2) o fato de que o escritório doméstico funciona com o apoio da CNI indica que projetos que envolvam a contratação de maquinário brasileiro terão ainda mais sinergia com os objetivos do banco, pois atenderão interesses estratégicos do Brasil.

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp
NEWSLETTER

Sign up to receive

Developer In Company

 

Fale conosco
Fale conosco